Coltelli Acessórios para Pet - Pet Shop Produtos
Dermatites psicogênicas em felinos

Você já ouviu falar em dermatite psicogênica? O nome pode parecer meio estranho e por isso, ela é popularmente chamada de dermatite por lambedura. Sabe qual é? Se nunca ouviu falar, tudo bem. Ela é fácil de entender. Trata-se de um problema de pele que é causado porque o pet começa a se lamber excessivamente. Ele se lamber tanto que chega a arrancar os pelos e até mesmo se ferir. Esse tipo de dermatite tanto em cães e gatos, quanto em animais exóticos, infelizmente, está cada dia mais frequente.

Por que a dermatite acontece?
Por que isso acontece? Na maioria das vezes é porque os animais são deixados sozinhos em casa por muitas horas do dia. Os donos saem para trabalhar e o pet fica completamente só, sem a companhia nem de um humano nem de um outro animal que possa interagir com ele. Isso faz com que o animal viva em constante estresse e acabe sofrendo de depressão. Com a de depressão, um comportamento diferente do comum e crônico é exteriorizado através das lambeduras frequentes e sem limite.

Fique atento a mudanças
Porém, é importante que o dono entenda que não é só a solidão que pode levar o bichinho a esse comportamento prejudicial. Uma alteração na rotina da casa, a chegada de um filhote que ele não gostou, um barulho novo ou qualquer outra mudança, pode ser estressante ao felino e ele pode desencadear esse comportamento indesejado.

As lesões mais comuns desse tipo de dermatite são causadas nos membros anteriores e posteriores, devido à facilidade de lambeduras nesses locais. O dono notará que o pet fica lambendo-se sem parar e em um mesmo local e muitas vezes chega a morder o local repetidas vezes. Os pelos dessa região ficarão ralos ou ausentes e algumas lesões poderão ser formadas. A irritabilidade e mudanças de hábitos também poderão ser notadas. Em casos mais graves, a dermatite bacteriana poderá acontecer como secundária às lesões causadas pela lambedura.

Como perceber que o meu pet está com dermatite por lambedura?
O diagnóstico é fácil? Não! Como várias coisas podem causar os mesmos sintomas nos bichanos, e como essa dermatite pode vir junto a outra infecção, o diagnóstico nem sempre é fácil. É muito importante que o proprietário colabore e conte as alterações que ocorreram no lar, como por exemplo, a adoção de um novo animal, uma mudança de um móvel de lugar ou a partida de alguém da casa e, é claro, conte quais as alterações de comportamento que está notando no bichano.

Como funciona o tratamento?
Sempre que o médico veterinário julgue necessário, ele poderá solicitar exames complementares. O tratamento será feito com medicação para o controle de infecções secundárias, enriquecimento ambiental e, quando necessário, terapias com florais e outros medicamentos que auxiliem o pet em uma mudança de comportamento.

Não se assuste se o profissional indicar o uso de um antibiótico para auxiliar no tratamento dessa dermatite. Como falamos, há bactérias que podem aproveitar da situação e causarem uma dermatite secundária. Quando isso acontece, é necessário administrar medicação específica. Além disso, aumentar a atenção ao pet, as brincadeiras e melhorar o ambiente dele, são essenciais para que a saúde dele seja garantida e para que o bichano fique totalmente curado.
Blupet

Veja Mais
  A Coltelli tem excelentes produtos para seu animalzinho, adquira já!


  Feliz Páscoa!


  5 coisas que devemos fazer por nossos cachorros que eles não conseguem fazer sozinhos.


  08 de Março - Dia Internacional da Mulher


  Venha adquirir um de nossos produtos na Coltelli!


  Cães como deixá-los mais calmos?


  É apaixonado por cães e gatos?


  Hoje é comemorado o dia da Amizade


  Temos excelentes produtos


  Tremor de cabeça idiopático em cães


  Hoje comemora-se o Ano Novo.


  Hoje comemora-se o Natal.


  Preparação física dos cães


  American Staffordshire Terrier


  Venha adquirir um de nossos produtos na Coltelli


  Que tamanho vai ficar meu filhote?


  Dia Mundial da Gentileza


  Doenças urinárias em gatos


  Minha gata não gosta de colo, será que ela não gosta de mim?


  Dia das Crianças


  O que você precisa saber antes de comprar um cachorro


  Dia dos Animais


  Seja legal cuide das bolas de pelos do seu gatinho


  Como estão os olhos do seu cachorro


  Dia do Médico Veterinário


  Dia do Irmão


  Socorro: meus cachorros só brigam!


  Veja como escolher o bebedouro ideal para o seu gato


  Adotei um animal e me arrependi. O que fazer?


  15 Mitos e verdades sobre cães e gatos


Proximo >
Coltelli Acessórios para Pet - Pet Shop Produtos
Coltelli Acessórios para Pet - Pet Shop Produtos