Coltelli Acessórios para Pet - Pet Shop Produtos
Tremor de cabeça idiopático em cães

Tremor idiopático, nome estranho e complicado, não é mesmo? Para entender melhor vamos discutir os termos aos poucos. O tremor é um distúrbio de movimento. É quando involuntariamente há oscilação de alguma parte do corpo. Essa oscilação é rítmica e pode ser classificada de diversas maneiras como, por exemplo, de acordo com a frequência, com a localização, com a etiologia entre outros.

O que significa idiopático?
A palavra tremor já foi definida, mas e “idiopático”, o que é? É chamado de idiopático algo que não é possível determinar a origem. Algo que surgiu espontaneamente, sem ser secundário a um problema ou a um acontecimento. Com isso, podemos entender que, um tremor de cabeça idiopático em cães é quando o tremor ocorre sem que haja uma causa primária. Para que ele seja assim nomeado é necessário que todas as demais causas que podem levar a um tremor de cabeça sejam descartadas.

Os tremores podem ou não ter origem neurológica. Por isso, é importante pesquisar muito, fazer vários exames, antes de chamar um tremor de cabeça de idiopático. A primeira coisa que o médico veterinário irá fazer, é perguntar sobre toda a história do cão. Se ele sofreu algum trauma, se tem acesso a locais que possa ter se machucado, caído ou se tem histórico de doenças infecciosas. É muito importante que o proprietário ajude e conte tudo o que lembrar. Mesmo aquele atropelamento que já faz algum tempo, ou uma queda do sofá que possa ter parecido inofensiva. Tudo pode ajudar a direcionar o profissional para o caminho correto.

Um tremor que não é considerado idiopático, pode ser secundário a uma encefalite, pode ser uma sequela de cinomose, pode ser secundário a um problema metabólico, pode ser secundário a um quadro de hipoglicemia, entre diversos outros. Por isso, além do histórico bem informado pelo proprietário, será necessário realizar diversificados exames como um hemograma, exame de glicemia, Rx entre outros que o profissional julgue necessário.

Há também a doença cerebelar congênita, que precisa ser pesquisada. Tem por exemplo, uma síndrome chamada de síndrome do tremor, que é comum em cães brancos e é transmitida de pais para filhos. É também muito importante descartar casos de intoxicação por plantas, venenos, alimentos errados entre outros, que podem levar a sinais neurológicos como o tremor de cabeça. Nesse caso, o tratamento deve ser imediato para que a sobrevivência do animal seja garantida.

Deve-se também ter cuidado com quadros de hipocalcemia que podem levar a esses tremores de cabeça. Esses, são mais comuns em filhotes, fêmeas gestantes ou que tiveram filhotes recentemente ou ainda animais com a alimentação errada (veja como alimentar corretamente seu cão) e desequilibrada. O atendimento desses casos precisa ser imediato, pois há risco de morte.

Se nada for encontrado, se nenhuma causa for diagnosticada e se todas as possíveis causas de tremores de cabeça em cães forem descartadas, esse tremor pode ser classificado como idiopático. Raças como Dobermanns, Boxers, Buldogues Ingleses e Buldogues Franceses sofrem mais com esse tipo de problema. Há também casos que acometem cães mais velhos. Quando o tremor de cabeça é considerado idiopático, os cães costumam ter uma vida boa e conviver com ele. Porém, o acompanhamento deve ser feito constantemente para caso outro sinal clínico apareça, o melhor tratamento possa ser realizado.
Blupet

Veja Mais
  A Coltelli tem excelentes produtos para seu animalzinho, adquira já!


  Feliz Páscoa!


  5 coisas que devemos fazer por nossos cachorros que eles não conseguem fazer sozinhos.


  08 de Março - Dia Internacional da Mulher


  Venha adquirir um de nossos produtos na Coltelli!


  Cães como deixá-los mais calmos?


  É apaixonado por cães e gatos?


  Hoje é comemorado o dia da Amizade


  Temos excelentes produtos


  Dermatites psicogênicas em felinos


  Hoje comemora-se o Ano Novo.


  Hoje comemora-se o Natal.


  Preparação física dos cães


  American Staffordshire Terrier


  Venha adquirir um de nossos produtos na Coltelli


  Que tamanho vai ficar meu filhote?


  Dia Mundial da Gentileza


  Doenças urinárias em gatos


  Minha gata não gosta de colo, será que ela não gosta de mim?


  Dia das Crianças


  O que você precisa saber antes de comprar um cachorro


  Dia dos Animais


  Seja legal cuide das bolas de pelos do seu gatinho


  Como estão os olhos do seu cachorro


  Dia do Médico Veterinário


  Dia do Irmão


  Socorro: meus cachorros só brigam!


  Veja como escolher o bebedouro ideal para o seu gato


  Adotei um animal e me arrependi. O que fazer?


  15 Mitos e verdades sobre cães e gatos


Proximo >
Coltelli Acessórios para Pet - Pet Shop Produtos
Coltelli Acessórios para Pet - Pet Shop Produtos